Aluno: JoÃo Pedro Runa Ferreira De Carvalho
Resumo
A principal motivação na escolha da Impresa SGPS surge com os interessantes desafios a que esta empresa tem sido submetida numa era em que a indústria da Media passa por profundas transformações com a florescimento de novas plataformas proporcionadas pelos avanços tecnológicos.
O objetivo foi realizar uma análise e avaliação da empresa, resultando na estimativa de um valor alvo, definindo os métodos de avaliação com a evolução do trabalho da maneira mais adequada, mantendo a estrutura CFA.
Sendo o maior grupo de Media Português, o foco da sua atividade está principalmente dividido entre a televisão e a imprensa, onde se destacam a SIC e o Expresso, contribuindo para receitas de 172M? em 2018.
Para determinar o valor intrínseco do grupo, foi utilizada a abordagem de fluxos de caixa descontados (DCF) como método principal. Com um preço alvo estimado em 0,34? por ação em Agosto de 2019, é emitida a recomendação de COMPRA com alto risco, representando um potencial de valorização de 37% desde o preço de enceramento de 1 de agosto, de 0,25?.
Abordagens complementares de avaliação, testes de stress, incluindo análises de sensibilidade e de cenários com variáveis sensíveis, foram utilizadas para apoiar estes resultados de avaliação.
Trabalho final de Mestrado