Aluno: Carlos AndrÉ Pita De Olival OsÓrio LÉlis
Resumo
Contradizendo a hipótese de eficiência de mercado, o trabalho seminal de Sloan (1996) mostrou-nos que existe uma relação negativa entre os Accruals contabilísticos e os retornos futuros de ações. Desde então, muita literatura foi escrita sobre a razão para esta anomalia ocorrer e em que mercados se manifesta.
Num estudo particular, de Mashruwala et al (2006), verifica-se que o motivo da existência da anomalia é atribuído aos custos de transação e ao risco idiossincrático.
Embora a anomalia já tenha sido provada globalmente, a maioria das explicações focou-se principalmente no mercado dos EUA. Com este estudo, e seguindo a mesma metodologia que os autores anteriores, tentámos testar os mesmos resultados que os documentados por Mashruwala et al (2006), agora no cenário Europeu e atualizado para os últimos 10 anos. Desta forma, também será avaliado o impacto da recente crise na anomalia.
Não encontramos evidências estatística recente da existência da anomalia nos mercados Europeus. Uma possível explicação pode ser atribuída ao facto de que os custos de transação e o risco idiossincrático já não constituirem uma barreira para os investidores.
Trabalho final de Mestrado