Aluno: Ricardo Jorge Da GraÇa Rodrigues De Almeida
Resumo
Este estudo avalia a performance das mais comuns estratégias de Portfolio Insurance, baseando essa análise em simulações de blocos móveis de Bootstrap.
Nesta análise consideramos não apenas as tradicionais medidas associadas à Teoria Média-variância, mas também outras medidas associadas ao Downside Risk, bem como classificações de dominância estocástica. Foram identificadas evidências que suportam que a estratégia CPPI 1 deve ser preferida em termos da sua dominância face às restantes. Contrariamente, a estratégia SLPI deverá ser preterida face a outras estratégias de Portfolio Insurance. Encontrámos igualmente evidências de que deverão ser escolhidas barreiras mínimas mais elevadas, com o objectivo de maximizar a utilidade da generalidade dos investidores. Consistentemente, e meramente em termos de performance, a estratégia CPPI 3 é aquela que apresenta resultados mais satisfatórios.
Ao longo desta análise, tentamos proporcionar uma nova visão sobre as controversas estratégias de Portfolio Insurance, tentando tornar mais eficiente a decisão de futuros investidores.
Trabalho final de Mestrado