Aluno: Ana Mafalda Nunes Martins
Resumo
A presente dissertação pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado automóvel, seu comportamento ao longo do tempo, todo o funcionamento das instituições financeiras ligadas ao financiamento automóvel, e em que medida o número de viaturas vendidas impacta o resultado dessas instituições financeiras.
Usando os dados de viaturas de passageiros vendidas da ACAP para o período compreendido entre Janeiro de 2000 e Agosto de 2012, foram estimados dois modelos de ajustamento para dados mensais e dois modelos para dados trimestrais, bem como as respectivas previsões.
Conclui-se que, tanto para dados mensais como para dados trimestrais, com os modelos cuja sazonalidade é temporalmente constante, obtém-se melhores previsões para um futuro próximo (a curto prazo). Quando introduzidas algumas variáveis no modelo, como a taxa de variação em cadeia do Índice de cotações de acções - PSI20 de fim de período ou o indicador de clima económico do INE, melhora o modelo de estimação do número de viaturas vendidas e o ajustamento das previsões.
Trabalho final de Mestrado