Aluno: AndrÉ Silva Monteiro Borges Fonseca
Resumo
O objetivo principal desta dissertação é avaliar as atitudes dos brasileiros em relação à ética da evasão fiscal e, num segundo nível, analisar a influência de diversas variáveis sociodemográficas na ética fiscal.
O estudo da ética no Brasil é relevante, dados os inúmeros casos mediáticos na media mundial envolvendo corrupção e evasão fiscal, como a operação Lava Jato, a operação dos Zelotes, entre outros.
Por forma a analisar este importante tópico, foi efetuado um questionário sobre temas como a economia paralela, a moral tributária, confiança nas instituiçoes e ética fiscal. A amostra incidiu sobre 227 inquiridos de variadas áreas profissionais, nomeadamente da área financeira, área juridica, marketing, saúde, entre outros.
Os resultados obtidos indicam a existência de um elevado nível de ética fiscal dos contribuintes brasileiros. Foi possível concluir que a idade e o género são fatores determinante para o nível de ética fiscal, com as mulheres e os individuos entre os 30 e os 44 anos a apresentarem os maiores niveis de ética, respetivamente, o que vai de acordo com a maioria da literatura analisada nesta dissertação. O presente estudo permitiu igualmente concluir que os empregados por conta de outrem apresentam os maiores niveis de ética fiscal.
Por outro lado, não foi possível constatar diferenças entre pessoas religiosas e não religiosas em relação ao seu nível de ética fiscal.
De forma a ter uma imagem mais completa da ética fiscal no Brasil, seria interessante alargar a amostra, incluindo pessoas com diferentes níveis de escolaridade, por exemplo.
Trabalho final de Mestrado