Search button

Pets Health and Life Insurance-Modelo de Cálculo de Prémios - Business Plan

Aluno: Nuno Manuel Da Silva Mota Antunes Penela


Resumo
No presente estudo analisou-se a implementação de um novo modelo de negócio, o qual tem por base a comercialização de seguros direcionados para animais de estimação no mercado português. O modelo de negócio proposto assenta no desenvolvimento de um seguro do ramo vida, e outro do ramo não vida, e respetivos modelos de tarifação. O seguro do ramo vida discutido (i.e. Seguro de Sobrevivência Animal), visa atribuir uma pensão de sobrevivência, em caso de morte do segurado (?o Dono?), a alguém designado, com o objetivo deste garantir os cuidados necessários à sobrevivência do Cão/Gato segurado até à morte deste. O seguro do ramo não vida desenvolvido, é um seguro de saúde para cães e gatos, vocacionado para cuidados médicos veterinários. Em função do preço e coberturas escolhidas, o tomador do seguro terá 5 soluções distintas à sua disposição. Tendo por base o modelo de negócio referido, e após uma análise de mercado, realizou-se um estudo de marketing para efetuar o respetivo planeamento estratégico do negócio. Assim, procurou-se analisar o negócio numa perspetiva interna (estrutura acionista e organizacional), numa perspetiva externa (análise estratégica, segmentação, targeting e posicionamento, etc.), procedendo-se ainda à análise SWOT. Por fim, simulou-se a atividade das Seguradoras num horizonte temporal de 10 anos, assumindo pressupostos conservadores.


Trabalho final de Mestrado