Aluno: SÉrgio Miguel Dos Santos Crispim
Resumo
O trabalho elaborado consiste numa avaliação do preço por ação da Heineken N.V. para o final de 2018FY, tendo por base pressupostos que considero futuramente viáveis para os próximos cinco anos de atividade e que se apoiam no histórico de performance dos últimos cinco anos.
Para tal, todo o estudo é feito através do formato CFA Institute e tem como início a descrição da empresa, a qual contém um resumo da sua história até à data, focado nas principais aquisições ocorrentes, a explicação de quais os segmentos operacionais, uma enumeração e detalhe dos principais elementos condutores de receitas, rentabilidade e custos, a estratégia definida pela direção da empresa para os próximos anos e também de que forma a empresa está organizada ao nível da estrutura de detenção de ações, bem como a organização administrativa interna.
A fase seguinte introduz um pouco do estudo da economia global, e centraliza-se nas tendências e crescimento (por região e global) da indústria previsto para próximos anos. Esta fase termina com uma análise do meio competitivo no qual se insere a Heineken N.V.
O principal modelo aplicado é o Discounted Cash Flow. Através deste modelo a recomendação dada aos investidores é de manter as ações, já que o preço sugerido para o fim de 2018FY é ?91,55/ação, tendo em conta que a Heineken N.V. é uma empresa de baixo risco.
O trabalho termina com algumas análises de sensibilidade, com as quais se mitigam alguns dos principais riscos considerados.
Trabalho final de Mestrado