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CAPM for Project Finance using the Portuguese Public-Private Partnerships Road Sector

Aluno: Miguel Ferreira Neves De Oliveira


Resumo
Neste artigo, usando o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e o Weighted Average Cost of Capital (WACC), propõe-se uma discussão das taxas de desconto apropriadas para as parcerias público-privadas (PPPs) Portuguesas no sector rodoviário, nomeadamente na perspectiva dos investidores privados. O cálculo do custo dos capitais próprios é realizado através de duas metodologias: usando dados de empresas comparáveis e com o uso de dados públicos (Damodaran Online) sobre o setor dos transportes a nível europeu. Para além disso, concluímos que o cálculo do custo dos capitais próprios através do CAPM depende muito dos grandes níveis de alavancagem dos projectos PPP. As taxas de desconto obtidas são depois sujeitas a testes econométricos (OLS), em relação à influência de existir ou não uma maioria de accionistas estrangeiros, do tipo de pagamento ser num esquema de disponibilidade e das yields das Obrigações do Tesouro Portuguesas a 10 anos (spreads vs. Alemanha). Concluímos que as taxas de desconto apropriadas (WACC) deverão situar-se no intervalo entre os 6 e os 8% e a existência de uma maioria estrangeira ao nível dos accionistas está associada a um menor risco dos projectos e custos dos capitais próprios mais baixos, ao nível de significância de 10%.


Trabalho final de Mestrado