Aluno: Ana Carolina Pedroso De Carvalho
Resumo
A presente dissertação estuda o impacto da Grande Recessão, iniciada nos Estados Unidos no final de 2007, nas escolhas financeiras e educacionais dos jovens Americanos entrevistados para o suplemento do questionário Panel Study of Income Dynamics (PSID) - "Transition into Adulthood" (TA).
O estudo considera o efeito da crise na detenção de ativos financeiros e reais (ações, obrigações, contas poupança e veículos), assim como a frequência universitária e a mudança de planos educacionais.
A análise empírica encontra-se dividida em duas partes distintas: análise ano a ano, utilizando modelos Probit (5 ondas, 2005-2013); e uma estimação com recurso a painel balanceado com efeitos variáveis (N=2778) para o período compreendido entre 2005 e 2011, com o objetivo de analisar as decisões dos mesmos jovens aos longo do tempo.
Os resultados indicam que a Grande Recessão afetou positivamente a detenção de ações e veículos. Contrariamente, no que que concerne à frequência universitária, o impacto da referida variável foi positivo, enquanto que a detenção de contas poupança não foi afetada pela Grande Recessão. A mudança de planos educacionas devido à Grande Recessão é fortemente e negativamente influenciada pela detenção total de de ativos.
Trabalho final de Mestrado