Aluno: Pedro Miguel Matos Dos Santos
Resumo
O renovado interesse na indústria petrolífera coloca-a no topo da lista de prioridades de investimento estrangeiro para alguns países. A competitividade empresarial é um factor bastante importante numa Sociedade global e, como tal, um factor que não pode ser descurado a este nível.
O objectivo deste trabalho assenta no estudo de uma decisão de investimento referente à possível expansão da actividade de empresas prestadoras de serviços na indústria petrolífera.
Além da definição do enunciado da situação, uma resolução é apresentada. Esta resolução assenta em três metodologias distintas:
- Modelo Free Cash-Flow;
- Análise Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (SWOT);
- Modelo Matriz Híbrida.
O modelo de Free Cash-Flow permitiu considerar os custos de capital de cada empresa e chegar a uma conclusão sobre o país/local que apresenta as métricas financeiras mais apelativas.
A análise SWOT oferece-nos uma visão mais generalista acerca dos países considerados sobre a perspectiva de investimento..
Com o intuito de analisar factores estratégicos induzidos por parâmetros externos (de forma a não considerar apenas métricas financeiras), foi criada uma Matriz Híbrida e foi realizada a respectiva análise.
Neste seguimento, os resultados apresentados pelo Modelo de Matriz Híbrida deverão ser considerados aquando da decisão de expansão.
Foi possível concluir que a melhor opção base é a criação de um escritório em Portugal. Apesar desta conclusão, a solução óptima é observada quando contabilizamos os custos de abrir um escritório em Portugal e quando, simultaneamente, consideramos os impostos que são pagos na Holanda (devido à sua política de impostos mais atractiva).
Trabalho final de Mestrado