Aluno: Cristina Alexandra Grilo Lopes
Resumo
A literatura sugere que novas empresas criadas por indivíduos que anteriormente trabalhavam no mesmo sector, denominadas de spin-offs, apresentam um desempenho superior relativamente às outras. Este estudo tem como objectivo explicar a elevada performance dos spin-offs com base na teoria do efeito de aprendizagem (learning effect theory). Na sequência dessa teoria, sugere-se que os fundadores de spin-offs aprendem e transferem conhecimento da sua empresa-mãe, que por sua vez irá afectar o seu desempenho económico em termos de sobrevivência no mercado e crescimento. De modo a analisar o impacto da aprendizagem e transferência de conhecimento nos spin-offs, começou-se por categorizar e medir diferentes tipos de conhecimentos acumulados pelo fundador enquanto trabalhava na empresa-mãe. Este estudo focou-se nos conhecimentos de mercado e tecnológico. De seguida, avaliou-se de que forma esses conhecimentos específicos afectam o desempenho dos spin-offs.
A análise baseou-se em duas bases de dados: Quadros de Pessoal e outra que contempla dados financeiros. Utilizando ambas as bases de dados foi possível obter a informação que associa empresas e fundadores a dados financeiros das respectivas empresas.
Os resultados sugerem que, ao contrário do que se esperava, apenas o conhecimento de tecnologia tem um impacto significativo no desempenho dos spin-offs em termos de sobrevivência e crescimento, aumentando a probabilidade do spin-off sobreviver no mercado em 8,13% e aumentando a sua taxa de crescimento em 10,5%. Por outro lado, o conhecimento de mercado aparentemente não tem impacto significativo no desempenho dos spin-offs, tanto em termos de sobrevivência como em termos de crescimento.
Trabalho final de Mestrado