Aluno: JosÉ Vicente Reis GraÇa Tigre De Avelar
Resumo
Este estudo analisa a relação entre o valor de empresa a partir de uma perspetiva de mercado e o seu respetivo ESG Score. Toda a informação foi retirada da base de dados Thomson Reuters, usando apenas empresas que pertenceram ao índice STOXX 600, a dada altura no tempo, entre o ano fiscal 2015 e 2020. Para uma aproximação da Performance Financeira da empresa de uma perspetiva de mercado (o seu valor), é usado o Tobin’s Q. A análise consiste em inferir sobre a relação entre o Tobin’s Q e o ESG Score, e adicionalmente, a relação entre Tobin’s Q e cada uma das componentes do ESG Score individualmente. A metodologia consiste numa abordagem estatística, tendo por base estudos anteriores em matérias similares. Desta forma, é incluído o método de estimação de OLS, uma análise em dados de painel e ainda uma análise de dados de painel dinâmicos (two-step system GMM).
Os resultados demonstram uma relação positiva e com significância estatística, entre o ESG Score e a Performance Financeira da empresa medida a partir do Tobin’s Q, bem como uma relação positiva e estatisticamente significativa entre cada uma das componentes do ESG Score e o Tobin’s Q. Os resultados são robustos para métodos estatísticos diferentes, com a componente a demonstrar maior significância estatística a ser a componente Social, independentemente do método sob análise.
Com o rumo que a economia mundial segue, e com os valores das firmas a direcionarem-se mais para aspetos sustentáveis, o ESG score poderá tornar-se num “índice de risco” para investimentos futuros
Trabalho final de Mestrado