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Avaliação do impacto da crise de 2009 no setor do comércio automóvel

Aluno: Afonso Eduardo Loureiro Vaz Serra


Resumo
O ano de 2009 foi marcado pela confirmação de uma crise financeira internacional apenas comparada à Grande Depressão dos anos 30. Portugal, embora sendo uma economia de pequena dimensão à escala mundial, presenciou o impacto deste cenário externo na sua própria economia, com efeitos severos a nível económico, financeiro e social. O setor do comércio automóvel, fortemente dependente do poder de compra das populações foi afetado pelo abrandamento do crescimento económico. Este trabalho final de mestrado tem como objetivo avaliar o impacto da atual crise macroeconómica no setor do comércio automóvel em Portugal. Neste sentido, para além de abordagem económica, onde se considera um conjunto alargado de indicadores económicos como o valor acrescentado, entre outros, realiza-se ainda uma análise de vários indicadores financeiros das empresas do setor. A investigação desenvolvida conclui da existência de uma relação estatística entre a degradação dos fatores macroeconómicos e microeconómicos e a performance das empresas que compõem o setor automóvel. Apurou-se, ainda, que os principais indicadores económico-financeiros deste setor de atividade refletem o impacto da crise, não havendo sinais concretos de retoma no setor.


Trabalho final de Mestrado