Aluno: Joana Isabel Albano Viola
Resumo
Nas últimas décadas, as crises financeiras tiveram por norma consequências económicas, sociais e políticas bastante devastadoras. A literatura tem conseguido identificar alguns dos principais fatores na origem das crises, porém a gravidade dos danos decorrentes desses eventos tem aumentando desde a segunda globalização do sistema financeiro internacional.
O fio condutor desta dissertação é analisar a evolução da integração do mercado de capitais europeu através das fusões da Euronext e se as mesmas permitiram mitigar as crises bolsistas. Para isso, identificaremos as iniciativas e as medidas da União Europeia para a integração do mercado de capitais, destacando os principais pontos de bloqueio durante esse processo. Propomos um estudo da relação entre o retorno das ações de cada índice nacional da amostra e os diversos determinantes económicos, investigando se há evidências de um impacto linear dessas variáveis no desempenho económico dos índices bolsistas.
Os resultados sugerem uma diminuição na duração da crise, apesar de uma maior perda no PIB. Encontramos, sobretudo, uma relação significativa entre o retorno das ações e os determinantes económicos, como o Índice de Confiança do Consumidor, o crédito total ao setor privado não financeiro e a taxa de juro de longo prazo, o que ajuda a identificar os fatores que impulsionam quer as flutuações quer a recuperação dos preços das ações.
Trabalho final de Mestrado