Aluno: Simone Avanzini
Resumo
A Declaração de Política de Investimento/Investment Policy Statement (DPI/IPS) aqui apresentada foi elaborada para alinhar uma carteira de investimentos com as características da linha de longo-prazo do fundo de pensão de contribuição definida Italiano, Intesa Sanpaolo Vita.
Os objetivos do cliente abrangem considerações de segurança, qualidade, retornos e liquidez, com ênfase na integração dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) no quadro de investimento.
A Teoria da Variância-Média foi utilizada e optimizada de modo a determinar a carteira proposta.
É previsto que a carteira proposta produza um retorno de 5,32 % com uma volatilidade esperada de 7,12%, satisfazendo muitas outras restrições impostas pelo cliente.
As restrições que regem a carteira incluem uma amplitude de potenciais retornos com limite mínimo de 4,5%, um limite máximo de volatilidade de 7,8% e restrições de duração entre 6 a 10 anos, bem como a publicação de venda a descoberto (short- selling). O IPS termina com uma análise dos retornos, volatilidades, Valor em Risco (Value at risk, VaR) e Expectativa Condicional de Perda (CES). Esta análise foi realizada utilizando tanto dados históricos como simulações de “Monte Carlo” em intervalos de confiança específicos, aumentando a robustez da avaliação.
Trabalho final de Mestrado