Search button

Os Fracassos das Startups e a Inadequação de Seus Modelos de Negócio

Aluno: Albertina Lambertucci


Resumo
Esta dissertação avalia como uma start-up cria, configura e capta valor através de seu modelo de negócio. Identificar a relação entre esses aspetos do valor e o fracasso das start-ups é muito relevante devido à elevada taxa de mortalidade dessas empresas. Para estudar esta relação, utilizamos o estudo de caso em profundidade. Analisamos uma start-up tecnológica localizada em Lisboa, que desenvolveu dois modelos de negócios que deram origem a duas empresas e produtos diferentes, a empresa Alfa com o produto e-Alfa de streaming e notícias de música e a empresa Beta com o produto Beta de música ambiente para espaços públicos. Este estudo de caso permitiu identificar que o modelo da empresa Alfa tinha fragilidades em relação ao planeamento, ao seu modelo de receita, à sua dependência de um único fornecedor (editoras de música) e parcerias exclusivas (Microsoft). Estas foram as principais fontes de fracasso da empresa Alfa e permanecem um risco para a atual empresa Beta. Beta continua a depender de dois fornecedores (Passmúsica e Sociedade Portuguesa de autores). Os resultados deste estudo podem contribuir para aumentar as taxas de sucesso das start-ups, ao confirmar a necessidade de um bom planeamento e de uma revisão constante dos componentes do modelo de negócio.


Trabalho final de Mestrado