Aluno: Marta Alexandra Ferreira Da Silva Bento
Resumo
Atualmente, devido à globalização das economias e à tendência do crescimento dos mercados, as empresas deparam-se com uma maior preocupação na melhoria contínua e rentabilização dos recursos, de forma a conseguirem acompanhar a forte concorrência e volatilidade dos mercados.
A partir da década de 90, as organizações começaram a sentir a necessidade de acompanhar e controlar o seu desempenho através de múltiplos indicadores de performance, pois anteriormente apenas eram utilizados indicadores financeiros. Assim, surge o Balanced Scorecard (BSC) com o objetivo de melhorar as deficiências do sistema tradicional de mensuração de performance. O BSC visa alinhar um conjunto de indicadores financeiros e não-financeiros com os respetivos objetivos estratégicos da organização, permitindo um acompanhamento contínuo e uma melhor tomada de decisão.
O presente Trabalho Final de Mestrado tem por objetivo propor um Balanced Scorecard para o Departamento de Exportação numa empresa Multinacional do sector de transporte marítimo de carga contentorizada, para a sua representada em Portugal, a Mediterranean Shipping Company S.A. (MSC).
A MSC Portugal tem sede em Lisboa desde 1991, representando o seu Headquarters situado em Genebra, Suíça. Atualmente encontra-se como líder de mercado em Portugal e é, também, o segundo líder de mercado mundial.
Sendo o sector do transporte marítimo um mercado muito competitivo, será positivo a introdução deste tipo ferramenta de apoio à gestão, por forma a potenciar a eficácia dos gestores na tomada de decisão. Para tal, foi necessário ajustar os indicadores de performance já existente, alinhando-os à estratégia da agência.
Trabalho final de Mestrado