Search button

O Espaço na Gestão de Categorias: Um caso prático

Aluno: Renato Emiliano De Freitas GonÇalves Ramos


Resumo
A gestão de categorias desempenha um papel de importância crescente no retalho, e o espaço de linear, é uma variável determinante nos resultados das categorias. O espaço é o recurso mais escasso de um retalhista, e um importante instrumento de marketing nos produtos comercializados em auto-serviço. Os retalhistas podem aumentar as suas vendas, mas também diminuir os custos, através da forma como colocam os produtos no espaço. Um retalhista português iniciou um projecto de gestão de espaço de linear, com uma estratégia de distribuição simples e realista. O espaço foi distribuído na proporção directa das vendas, estratégia comum no sector. Através de uma experiência, com 4 categorias em 2 lojas, medimos a sua eficácia. Os resultados evidenciaram a importância do espaço no crescimento das vendas. Contudo, com esta estratégia os retalhistas apenas podem esperar fracos crescimentos nas vendas.


Trabalho final de Mestrado