Search button

LEAN STARTUP NA CRIAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO

Aluno: Nuno Miguel Rebouta De Sousa


Resumo
Com o advento das Startups, e das metodologias denominadas Agile de criação e estruturação empresarial, os modelos antiquados de organização empresarial começaram a cair em desuso. Não obstante, bastantes Startups ainda se agarram a metodologias de desenvolvimento de produto, e deployment do mesmo sem qualquer análise prévia de viabilidade, apoiando-se nos tradicionais estudos de mercado como suporte de viabilidade, investindo de uma forma quase cega numa ideia/ produto, muitas vezes sem qualquer teste. A metodologia Lean Startup debruça-se sobre uma perspectiva diferenciada das comuns metodologias, baseando-se na interação do produto, e das várias fases de desenvolvimento do mesmo com o mercado. Podemos dizer que o produto nunca é algo acabado, mas sim algo que se vai desenvolvendo, aprimorando, adaptando-se ao mercado, e às suas variações, procurando um percurso em constante mutação. A relação desta metodologia com o mercado de aplicativos móveis, uma estrutura altamente volátil, em conformidade com as ditas ?modas?, é clara, carecendo qualquer produto de constantes updates, de forma a adaptar o mesmo às aparentes necessidades dos utilizadores, surgindo aqui o feedback por parte do end-user, e da criação de metodologias de obtenção deste fundamentais na viabilização do produto. Assim, o presente projecto passa por analisar a viabilidade desta metodologia ao desenvolvimento de uma proposta de valor para um MVP, utilizando o formato Business Model Canvas para analisar as variações das diferentes iterações, e obter uma proposta de valor, sobre a qual poderá ser desenhado o MVP, para ulteriormente se fazer o deployment.


Trabalho final de Mestrado