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SME internationalization: the case of JIX

Aluno: RÚben Manuel Silva Matos Sobral Da Costa


Resumo
O principal objetivo desta tese é obter uma definição estratégica e um plano de internacionalização, que guiarão uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa no seu processo de internacionalização. Desta forma, será possível definir uma estratégia e metodologia de internacionalização tendo em conta os objetivos de expansão internacional e os principais objetivos comerciais da empresa, nomeadamente: i) alcançar receitas de 5 milhões de euros por ano, dentro de 4 anos; ii) com 100% das vendas no mercado externo e iii) abrangendo 50% do mercado mundial. Num mundo cada vez mais globalizado, as PMEs precisam dos mercados internacionais para aumentar seu desempenho económico-financeiro, aumentar o seu nível de competitividade e assegurarem a sua sobrevivência. A União Europeia passa por uma das maiores crises das últimas décadas e Portugal é um dos países mais afetados, apresentando baixas taxas de sobrevivência das empresas nacionais e com elevada saturação do mercado interno. De forma a assegurarem a sua sobrevivência, as empresas nacionais precisam de investir em novos mercados onde surgem novas oportunidades de negócios, permitindo que invistam no seu crescimento e que sejam criadas condições de sustentabilidade a longo prazo. As empresas portuguesas precisam de defender uma posição no mercado internacional, especialmente no contexto actual da União Europeia. A pesquisa teórica realizada para esta tese explora conceitos, modos e processos relacionados com internacionalização e gestão estratégica de PMEs, e aplica essa base teórica a um plano de internacionalização para um caso específico de uma PME portuguesa.


Trabalho final de Mestrado