Aluno: AndrÉ Francisco Gomes Ribeiro
Resumo
Os Fundos de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional (FIIAH) surgiram em 2009 em Portugal como resposta ao rápido aumento do crédito mal parado na habitação, à necessidade de dinamizar o mercado de arrendamento habitacional e ainda como apoio às famílias que se encontravam em dificuldades para cumprir as suas obrigações financeiras no que respeita aos empréstimos à habitação.
Assim, este trabalho tem como propósito principal aferir o modo como os três objetivos propostos para os FIIAH estão a ser alcançados, e perceber quais as melhorias a implementar de modo a melhorar o cumprimento dos respetivos objetivos. Para tal, foram efetuados dois questionários às sociedades gestoras e diversos especialistas no sector, analisados os Relatórios e Contas dos diversos FIIAHs existentes ao longo de 4 anos (2009 ? 2012) e foi ainda estudada diversa bibliografia relevante sobre o tema bem como artigos publicados em jornais e revistas do sector.
Constata-se que, dos objetivos que os FIIAH pretendem alcançar, apenas um - a limpeza dos ativos imobiliários residenciais do balanço dos bancos - está a ser cumprido de forma eficaz, ficando os dois restantes objetivos aquém do esperado.
O estudo deste tema destaca-se, uma vez que o período para a constituição dos FIIAH termina a 31 de dezembro de 2013 e pelo facto de terem sido constituídos poucos fundos deste tipo, estando praticamente todos os existentes associados à banca.
Trabalho final de Mestrado