Search button

Atributos Determinantes dos Empreendimentos Residênciais Destinados a Primeira Habitação

Aluno: JoÃo Carlos Oliveira Da Silva Belas


Resumo
Este trabalho desenvolve uma investigação no âmbito do marketing imobiliário sobre os Empreendimentos residenciais, com plano director destinados a primeira ha-bitação. Dado que se desconhecem os atributos que levam o cliente a comprar habita-ção neste tipo de empreendimento, este trabalho tem como objectivo investigar quais são os atributos e sub-atributos determinantes para o seu cliente alvo. A pesquisa efectuada deu origem à proposta de um modelo para o produto imobiliário Master Planned Community, seguindo-se uma Metodologia de abordagem quantitativa através de inquérito por questionário. Os resultados mostram que, de acordo com o modelo proposto os atributos de-terminantes para a compra de habitação são em primeiro lugar a Atmosfera de comu-nidade, em segundo as Características (Features) e em terceiro o Design. Os códigos de estética arquitectónica, a Portaria com acesso condicionado e a Oferta de Habita-ção com melhores acabamentos são respectivamente os sub-atributos mais importan-tes e que mais influência exercem na decisão. As conclusões revelam que o núcleo deste produto imobiliário é constituído simultaneamente por Habitação num Ambiente de vida total. Concluiu-se também que o Centro desportivo, os Espaços para comércio e serviços, as Escolas, um Edifício cívico e um Equipamento de Saúde são os equipamentos que melhor caracterizam este Ambiente de vida total. De igual modo, concluiu-se que os clientes atribuem particular importância à oferta de habitação com melhores acabamentos e mais área, num empreendimento de prestígio, com segurança, num ambiente familiar e pessoas simpáticas.


Trabalho final de Mestrado