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A Aprendizagem na Inovação

Aluno: AndrÉ Filipe Gomes Manteiga


Resumo
As definições contemporâneas de inovação distinguem-na de investigação e desenvolvimento (I&D), e radicam a iteração de feedbacks entre os diversos atores, levando à argumentação sobre os diferentes modos como este processo ocorre. Existem vários estudos que advogam a existência do modo DUI (Doing, Using and Interacting) e do modo STI (Science, Technology and Innovation), ambos não exclusivos e com a possibilidade de combinação. Paralelamente, a aprendizagem organizacional é outra área da economia do conhecimento que tem recebido grande enfoque ao longo do tempo. Nesse tópico surgem as perspetivas behaviorista e cognitivista, aparentemente antagónicas, mas com grandes possibilidades de se complementarem. Ainda assim, enquadram-se na área de conhecimento dos modos de inovação, com diferentes nuances e ambas de extrema relevância e importância. Este estudo tem como objetivo identificar os diferentes tipos de conhecimento analítico e os mecanismos de aprendizagem organizacional (OLM) que são usados nos modos STI e DUI. Para tal, são analisados os diversos tipos de conhecimento subjacente, seis OLM e a forma como esses instrumentos apoiam a criação de novas soluções em ambos os modos de inovação. Fazendo uso da metodologia de estudos de caso múltiplos, este estudo qualitativo e exploratório pretende dar resposta ao objetivo traçado suportando-se em seis casos, onde cada um representa um projeto de inovação envolvendo diferentes organizações. Com o presente trabalho foi possível identificar a presença dos diferentes tipos de conhecimento e dos OLM em ambos os modos de inovação. Supletivamente, os modos de inovação foram, ainda, comparados entre si nestas duas vertentes. Adicionalmente, e olhando às teorias de aprendizagem organizacional, houve também oportunidade para abordar a relação entre as perspetivas behaviorista e cognitivista, contribuindo para o relacionamento e complementaridade destas abordagens neste contexto específico.


Trabalho final de Mestrado