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O papel do cluster da vinha e do vinho na internacionalização e inovação dos processos e produtos das empresas vitivinícolas portuguesas

Aluno: Miguel SimÕes Filipe Carlos


Resumo
Este trabalho concentra-se no estudo do Cluster da Vinha e do Vinho em Portugal, explorando as relações entre as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVRs) e as empresas vitivinícolas no contexto do cluster, bem como na identificação das redes de colaboração para o desenvolvimento de inovações e na promoção da internacionalização. O mapeamento das redes de colaboração desempenha um papel crucial na obtenção de uma visão abrangente do cluster e, dado que o cluster está numa fase inicial de desenvolvimento, importa compreender as perspetivas das organizações envolvidas de forma a identificar quais os pontos a melhorar para um maior crescimento futuro do setor vitivinícola nacional. Para alcançar os objetivos estabelecidos, este estudo adotou uma abordagem dedutiva e é caracterizado pela natureza descritiva e avaliativa da pesquisa. Com base nas teorias académicas já estabelecidas, procedeu-se a uma análise da realidade em Portugal por meio de uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas realizadas com Comissões Vitivinícolas Regionais e empresas do setor vitivinícola. A análise dos dados foi realizada recorrendo ao software MAXQDA. Os resultados, revelam a existência de redes de colaboração diversificadas e com múltiplas organizações e entidades presentes no cluster, facilitando a internacionalização e a criação de inovações. Ainda assim, observou-se uma a relação direta ténue entre as empresas e a entidade gestora do cluster, constatando-se que é por intermédio de outras organizações que existe esse contato. Neste contexto conclui-se que em Portugal o setor vitivinícola tem um cluster ainda numa fase embrionária e com vários pontos a melhorar, mas os resultados na internacionalização e inovação estão a ser gradualmente conquistados. A relevância deste estudo está relacionada com o entendimento das relações de colaboração existentes no cluster da vinha e do vinho português, justamente num cluster que é observado com ceticismo e desconfiança pelas empresas em relação aos seus efeitos positivos. Dado que a dimensão dos clusters é considerada relevante para a internacionalização e inovação, a nível empresarial, seria fundamental uma maior cooperação, partilha e apoio entre as organizações estabelecidas no cluster para promover um maior desenvolvimento das empresas do setor vitivinícola nacional.


Trabalho final de Mestrado