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ANTECEDENTES DA CONTINUIDADE DE USO DE MOBILE BANKING APPS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DO “EXPECTATION–CONFIRMATION MODEL” E “E-RECS-QUAL”

Aluno: Diana Piedade Celorico Coelho


Resumo
Com o surgimento de um mundo cada vez mais digital, o número de aplicações móveis utilizadas diariamente é cada vez maior. Para acompanhar este crescimento contínuo das novas tecnologias, as empresas procuram adaptar-se a estes novos tempos. O presente estudo foca-se no estudo da utilização de Aplicações Bancárias Móveis (Mobile Banking Apps) em Portugal. Tem como objetivo testar o modelo conceptual proposto, o qual pretende explicar o efeito de um conjunto de antecedentes na utilidade percebida, satisfação e intenção de continuidade de utilização de aplicações bancárias móveis. Assim, este estudo tem como objetivos: compreender o que leva o utilizador a ter intenção de continuidade de utilização de uma app bancária móvel; explicar de que forma a satisfação do utilizador é afetada; e, compreender o modo como a utilidade percebida é influenciada. Para a estimação do modelo foram utilizadas 274 respostas válidas obtidas através de um questionário online. Os resultados obtidos demonstram que, a utilidade percebida é influenciada positivamente pela perceção de facilidade de utilização e pela qualidade percebida. O estudo mostrou ainda que a intenção da continuidade de utilização de aplicações bancárias móveis é influenciada apenas positivamente pela satisfação. E, por fim, quer a qualidade percebida, quer a recuperação do serviço mostraram afetar positivamente a satisfação do consumidor relativamente às aplicações bancárias móveis. Este estudo apresenta várias contribuições para a gestão, pois permite deter algum conhecimento acerca dos fatores que mais afetam a intenção de continuidade de utilização, utilidade percebida e a satisfação dos utilizadores de Aplicações Bancárias Móveis (Mobile Banking Apps), trazendo uma nova perspetiva a esta literatura.


Trabalho final de Mestrado