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A implementação do modelo SCOPE para a internacionalização das empresas - Estudo de caso

Aluno: JÉssica Filipa Das Neves Ribas


Resumo
Estamos perante um mundo cada vez mais globalizado, onde a internacionalização das empresas é uma realidade e simultaneamente uma necessidade para que se consigam manter e/ou ter sucesso nos mercados No processo de internacionalização a empresa pode escolher entre diversos mecanismos, desde a exportação até à cooperação. Uma das formas que também é muito usual é a criação de filiais. Neste trabalho, será feita uma revisão de alguns dos principais contributos para a teoria da internacionalização, sendo apresentado um caso de estudo para consolidar esses mesmos contributos. A presente dissertação tem como objetivo perceber como é que as empresas se internacionalizam, usando para isso uma adaptação do modelo SCOPE. É um estudo de natureza qualitativa, tratando-se de um estudo de caso descritivo onde se realizaram entrevistas semiestruturadas a três pessoas internas à empresa. Com o intuito de explicar o processo de internacionalização de uma empresa através do modelo SCOPE, optou-se por escolher a empresa LASO Transportes SA, uma das maiores empresas nacionais em transporte rodoviário de mercadorias especiais, com um processo de internacionalização que não sendo longo, tem entrado em mercados bastante distintos. Os resultados obtidos permitem concluir que a empresa em estudo, teve como principal objetivo internacionalizar-se para estar mais próxima dos seus clientes e parceiros. Conclui-se também que se internacionalizou através da exportação dos seus serviços para Espanha, da abertura de filiais e de uma Joint Venture.


Trabalho final de Mestrado