Aluno: InÊs Isabel Pereira Santos
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a influência que as estratégias de marketing-mix verde têm nas dimensões do Capital da Marca Centrado no Cliente (CBBE) e na satisfação do consumidor; e, por sua vez a influência que essas dimensões têm no CBBE, no contexto da indústria de fast fashion.
O estudo tem uma abordagem quantitativa e usa uma amostra de conveniência de 357 indivíduos. Conclui-se que das estratégias de marketing-mix verde apenas o produto verde influência positivamente todas as dimensões do CBBE e a satisfação do consumidor na marca. O preço verde não influência positivamente nenhuma das dimensões do CBBE nem a satisfação, e a comunicação verde é a segunda estratégia que mais influência as dimensões do CBBE. Das dimensões do CBBE apenas a lealdade à marca e a qualidade percebida da marca influenciam positivamente o capital da marca no geral. Por fim, concluiu-se também que na maioria dos casos, a preocupação ambiental e o conhecimento ambiental não apresentam evidência estatística significativa para comprovar a moderação entre as estratégias do marketing mix-verde e as dimensões do CBBE e a satisfação do consumidor.
Este estudo pretende ajudar a compreender como é que as estratégias de marketing-mix verde influenciam a perceção que os consumidores têm das marcas e o seu impacto no valor da marca.
Trabalho final de Mestrado