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RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA INTERNA: PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA SEGURADORA

Aluno: JoÃo Pedro Gomes De Almeida Soares


Resumo
Atualmente, a posição competitiva de uma organização no mercado mostra-se, cada vez mais, dependente do seu envolvimento e empenho na implementação de medidas de caráter voluntário orientadas para o bem-estar do seu público, quer externo, quer interno, conceito denominado de responsabilidade social. No seio da própria organização, a preocupação com a satisfação dos colaboradores é hoje encarada como determinante na sua produtividade. Conscientes desta influência, as organizações têm procurado investir na implementação de medidas de responsabilidade social, desta feita, exclusivamente dirigidas aos seus colaboradores, num conceito apelidado de Responsabilidade Social Corporativa Interna (RSCI). O objetivo do presente trabalho consiste na análise da aplicação do conceito de RSCI numa conhecida empresa seguradora portuguesa recentemente reconhecida como “Organização Saudável” pela Bureau Veritas, constituindo a primeira empresa portuguesa a obter tal certificação. Assim, por meio de um estudo de caso e a realização de um questionário aos colaboradores da empresa, pretende-se avaliar a perceção que os mesmos têm das práticas de RSCI aplicadas pela empresa, assim como a importância que os trabalhadores dão a essas práticas. Os resultados obtidos mostram que, de uma forma geral, os colaboradores percecionam positivamente todas as dimensões de RSCI implementadas pela empresa. Apesar destes resultados positivos, observa-se que existe ainda uma ligeira diferença entre a perceção dos colaboradores e a importância que os mesmos atribuem às diferentes dimensões de RSCI nas variáveis job analysis, egalitarian activities, collaborative process, development process, work-family balance e occupational health. A única variável onde se identificou uma semelhança entre a perceção e a importância atribuída foi em engagement activities.


Trabalho final de Mestrado