Aluno: Afonso Filipe Pereira Gaspar
Resumo
O desenvolvimento tecnológico, associado à onda de inovação crescente a que o mundo assiste, obriga as empresas a adaptarem-se e a ajustarem-se ao mercado e às exigências dos seus clientes de uma maneira nunca antes vista, não só de forma a estarem ao nível dos seus competidores diretos, como também de modo a satisfazerem as necessidades dos seus mais variados stakeholders.
O presente trabalho tem como objetivo estudar o contributo das tecnologias digitais para a melhoria dos processos de uma seguradora sediada em Portugal, mais especificamente no Grupo AGEAS Portugal. Foram estudadas diversas ferramentas tecnológicas utilizadas pela seguradora, de forma a entender o modo como as mesmas têm impacto na melhoria da eficiência processual dentro da seguradora. Para além do estudo da eficiência processual, estudou-se também a forma como as mesmas tecnologias digitais são responsáveis pela melhoria da experiência do cliente. Paralelamente, esta investigação pretende ainda analisar a forma como as tecnologias digitais suportam a implementação de práticas de Economia Circular. Esta análise permitiu identificar alguns aspetos chave no papel das tecnologias digitais enquanto suporte para a aplicação de estratégias ou práticas de Economia Circular.
Os resultados obtidos permitem concluir que as tecnologias digitais contribuem positivamente para a melhoria dos processos dentro da seguradora estudada, as quais são também cruciais para a implementação de práticas ou projetos de Economia Circular.
Trabalho final de Mestrado