Aluno: TÂnia Sofia Formigo Pataia
Resumo
No atual contexto de rápida evolução tecnológica e crescente competitividade no mercado português e internacional, o conhecimento e a inovação destacam-se como elementos-chave para responder à concorrência e ao sucesso das organizações.
Conhecimento e inovação são alguns dos fatores básicos para a transformação das organizações para a Indústria 4.0, que se apresenta como a forma mais recente de revolução industrial e um meio de resposta ao contexto descrito.
A presente dissertação tem como objetivo identificar os obstáculos e fatores facilitadores na implementação de projetos e/ou tecnologias de Indústria 4.0 e em que âmbito os projetos realizados se inserem. Tendo em consideração estes objetivos, um estudo qualitativo de caracter exploratório na forma de estudo de casos foi realizado através de entrevistas semiestruturadas a CEO’s de 4 empresas portuguesas de moldes, e posteriormente foi executada uma análise temática aos respetivos dados obtidos.
Concluiu-se que os clientes como stakeholders, bem como as políticas e medidas governamentais em relação à Indústria 4.0 são os principais entraves. Em contraponto, as práticas de gestão, a investigação e desenvolvimento estratégico e os colaboradores das organizações são os principais facilitadores.
Relativamente aos projetos realizados, estes centraram-se no mapeamento digital dos processos, estando apenas uma das empresas a atingir atualmente a fase de análise de dados.
Trabalho final de Mestrado