Search button

STRATEGY FORMULATION: A CLOSER LOOK AT PORTUGUESE CORPORATIONS

Aluno: GonÇalo Amorim Lopes Pereira


Resumo
A análise e a formulação da estratégia são os dois primeiros passos do Processo de Gestão Estratégica, o qual, por sua vez, tem a finalidade de fazer com que a empresa seja estrategicamente competitiva. Ser estrategicamente competitiva na era Digital, em que vivemos, para servir o Cliente com serviços e produtos baseados nas suas necessidades. Dada esta relevância, o propósito deste estudo exploratório é conhecer a realidade das empresas selecionadas, como analisam e formulam as suas estratégias competitivas. Através dum estudo qualitativo foram realizadas 19 entrevistas a organizações portuguesas de prestadores de serviços e fabricantes de produtos (tanto em contextos B2B como B2C) e em GBS (Global Business Services) e SSC (Shared Services Centers). O resultado global é que este framework do Processo é aplicável em organizações que tenham contacto com a concorrência, uma vez que esta também tem um impacto significativo na formulação de estratégias, e por isso, o Processo das GBS/SSCs terá de ser ajustado. Por outro lado, também se apurou, que as organizações mais pequenas têm processos mais informais de análise e definição de estratégias, uma vez que o CEO assume a maior parte da responsabilidade nestas tarefas, não havendo datas fixadas para a sua realização. Em 60% das pequenas e microempresas entrevistadas, estas estratégias são apenas pensadas, não havendo tempo para as definir. Por outro lado, em organizações maiores, estas são frequentemente feitas por outras equipas e profissionais, com momentos e processos de ocorrência fixos. Nesta amostra, 95% das empresas reconheceram que a Tecnologia e tudo relacionado com a Inovação e Desenvolvimento influenciam o processo estratégico da organização, influenciando também a duração das estratégias. Deste modo, e como postula a literatura, a estratégia e a sua formulação dependem de fatores como o tipo de indústria e a dimensão da empresa.


Trabalho final de Mestrado