Aluno: Isabel Almeida Roque
Resumo
Esta dissertação é a primeira tentativa de criar uma nova forma de aceder à incerteza e à consciencialização sobre as alterações climáticas utilizando o Google Trends.
As alterações climáticas são uma preocupação global e têm sido o foco de muitos estudos, tal como o seu impacto na economia. A inspiração para este estudo foi o trabalho de Castelnuovo e Tran (2017) com a construção de um índice de incerteza da política climática com recurso ao Google Trends. O índice baseia-se no pressuposto de que os utilizadores de Internet procuram informação online quando estão inseguros ou interessados. Este trabalho abriu portas para a construção de novos índices e para diferentes países.
Na primeira parte da dissertação foram escolhidas setenta e sete palavras e construídos três Índice de Perceção de Alterações Climáticas com diferentes benchmarks para os Estados Unidos de janeiro de 2004 a junho de 2024.
Na segunda parte é analisado o impacto deste Índice de Perceção de Alterações Climáticas no retorno de quarenta e nove carteiras industriais nos Estados Unidos, de fevereiro 2004 a março de 2024.
Os resultados demonstram um contributo estatisticamente significativo para o retorno das carteiras industriais influenciadas pela dinâmica do Índice de Perceção de Alterações Climáticas. A maioria das indústrias teve um impacto negativo, mas ligeiro, no seu retorno imediato. Os fatores subjacentes mais relevantes são as alterações nas preferências dos consumidores, a exposição ao mercado, o aumento dos custos relacionados com os custos operacionais e de inovação, a proximidade do consumidor, a pressão regulamentar, entre outros.
Trabalho final de Mestrado