Aluno: Mariana Delgado Mila Vaz De Carvalho
Resumo
A melhoria da eficiência e da produtividade é uma prioridade fundamental para as organizações em ambientes competitivos, pelo que a implementação de uma cultura de melhoria contínua está no centro dos objetivos das organizações. Dentro das ferramentas Lean, o 5S é considerado por alguns autores como um método de fácil implementação, sendo muitas vezes considerado o primeiro passo para fomentar a filosofia Lean.
Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de implementação do Lean 5S na Empresa de Energia X, enquanto estuda os benefícios trazidos pela integração da filosofia Lean com uma mentalidade mais verde, analisando a relação que esta tem na sustentabilidade, mais concretamente no Triple Bottom Line.
O trabalho adota uma estratégia qualitativa, utilizando como fontes de dados entrevistas semiestruturadas e documentos da empresa sobre a implementação dos projetos-piloto 5S.
Os resultados da pesquisa revelaram que a adoção dos 5S está enquadrada na estratégia de melhoria contínua definida pela organização. O Lean 5S foi selecionado como o primeiro passo para a concretização deste objetivo, bem como uma forma de demonstrar a toda a organização o valor das melhorias conseguidas através desta ferramenta. No entanto, a resistência à mudança e a falta de recursos alocados, justificados pela dimensão e prioridade dada pela gestão de topo ao projeto, foram os principais desafios enfrentados durante os projetos piloto. Apesar das barreiras encontradas, os resultados confirmam as melhorias significativas alcançadas com o 5S, com efeitos na qualidade de vida laboral dos colaboradores, bem como os benefícios indiretos na rentabilidade, redução de custos e a redução do impacto ambiental da empresa. De modo geral, a dissertação contribui para a demonstração da correlação entre a filosofia Lean, em particular a ferramenta 5S, e o conceito Triple Bottom Line de sustentabilidade.
Trabalho final de Mestrado