Aluno: Miguel Serrano Mota Lopes
Resumo
Nos últimos anos, à medida que os desafios ambientais e sociais aumentaram, os mercados e os agentes económicos foram reconhecidos como contribuidores para estes problemas, exigindo mudanças ao paradigma económico dominante, e como parte da solução, estando bem posicionados para impulsionar mudanças positivas no sentido da sustentabilidade (Mittelstaedt e Kilbourne, 2008). Consequentemente, as empresas têm sido incentivadas a adotar uma abordagem de desenvolvimento sustentável, orientando os processos e capacidades internas, como a inovação, para facilitar a transição para a sustentabilidade (Adams et al., 2016).
A presente investigação tem como objetivo caraterizar a Inovação Orientada para a Sustentabilidade (IOS) das empresas portuguesas e examinar a relação entre a IOS e as dimensões do desempenho empresarial sustentável, nomeadamente o desempenho económico, o desempenho ambiental e o desempenho social.
Este estudo seguiu uma abordagem quantitativa descritivo-exploratória e mono-método, recorrendo a uma única técnica de recolha de dados e a um procedimento analítico quantitativo correspondente. Os dados foram recolhidos através de um questionário online, enviado a uma amostra aleatória de empresas portuguesas num horizonte temporal transversal, tendo-se obtido 126 respostas completas.
Os resultados do estudo demonstram uma adoção considerável da Inovação orientada para a Sustentabilidade por parte das empresas portuguesas. Em particular, os resultados revelaram uma maior adoção da IOS nas grandes empresas e nas empresas que seguiam um Sistema de Gestão Ambiental. Os resultados também revelaram diferenças consideráveis no nível da Inovação Sustentável entre as várias indústrias de atividade.
Para além disso, os resultados do estudo mostram que a inovação orientada para a sustentabilidade está positivamente relacionada com as três dimensões do desempenho sustentável, como revelam os resultados positivos e significativos da análise de regressão.
Trabalho final de Mestrado