Aluno: Mariana Valy Mamede Calheiros Aguiar
Resumo
O contentor definido como “a caixa que mudou o mundo”, acelerou o processo de
globalização permitindo reduzir distâncias entre países com geografias díspares. Nos
últimos anos, o transporte marítimo teve de se reinventar através da utilização de novas
tecnologias e pela busca por soluções sustentáveis. Portanto, a tecnologia e a
sustentabilidade são temáticas que estão a ganhar cada vez mais importância dentro do
setor.
O estudo apresentado pretende compreender o impacto que as tecnologias da
Indústria 4.0, a partir de uma abordagem de interação e rede, afetam o transporte marítimo
contentorizado e compreender as práticas sustentáveis que devem ser consideradas para
o crescimento da rede num todo. Para o objetivo deste estudo foi realizado um estudo
exploratório e desenvolvido um case study com empresas do setor, tendo sido realizadas
sete entrevistas semiestruturadas a um total de seis empresas.
Os resultados deste estudo sugerem que a tecnologia é um fator disruptivo para
estabelecer relações comerciais entre armadores, infraestruturas portuárias, prestadores
de serviços portuários e clientes. Mas certas características como a confiança, a lealdade,
a colaboração e o compromisso são pilares essenciais não só para fomentar os
relacionamentos e parcerias, mas também para combater um dos graves problemas que
atualmente temos de lidar, as alterações climáticas e o aquecimento global causadas
pelas elevadas quantidades de gases com efeito de estufa. Portanto, a utilização de
tecnologia, a utilização de combustíveis limpos, a adoção de retroffiting, a prática de
slow-steaming e a utilização de documentação digital são soluções para alcançar a
neutralidade carbónica.
Trabalho final de Mestrado