Aluno: Filipa Pereira Silva
Resumo
A literatura de sustentabilidade reconhece a necessidade de as empresas
adaptarem as suas práticas e procedimentos na esfera ambiental, de forma a
responder às tensões que se têm verificado um pouco por todo o mundo. A enorme
pressão no que toca a normas e procedimentos ambientais limita as operações das
empresas, o que as estimula na adoção de práticas verdes e consequentemente na
adoção de recursos e capacidades ambientais. Neste sentido, no que diz respeito a
eco-friendly export marketing strategy, a literatura refere que as empresas que
exportam se tornam mais rapidamente amigas do ambiente do que as que atuam
apenas em mercados nacionais, devido às diferentes exigências a nível ambiental dos
países importadores.
O presente estudo pretende investigar a relação entre a market-oriented
environmental sustainability e os green export-related resources e capabilities. Avaliar
o impacto que estes recursos e capacidades têm na eco-friendly export marketing
strategy, assim como o efeito desta estratégia no desempenho das exportações é
também um dos objetivos do presente estudo.
Para testar o modelo conceptual foram utilizados dados correspondentes a 241
respostas a um questionário obtido através de empresas exportadoras portuguesas
de manufatura.
Os resultados obtidos, revelam uma influência positiva da market-oriented
environmental sustainability sobre os green export-related resources e capabilities. As
green export-related capabilities afetam positivamente a eco-friendly export marketing
strategy, sendo que os green export-related resources não têm um efeito direto
significativo sobre esta. A eco-friendly export marketing strategy tem uma influência
positiva no export performance.
Trabalho final de Mestrado