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Capacidades, Recursos e Estratégia de Exportação orientada para a sustentabilidade

Aluno: Filipa Pereira Silva


Resumo
A literatura de sustentabilidade reconhece a necessidade de as empresas adaptarem as suas práticas e procedimentos na esfera ambiental, de forma a responder às tensões que se têm verificado um pouco por todo o mundo. A enorme pressão no que toca a normas e procedimentos ambientais limita as operações das empresas, o que as estimula na adoção de práticas verdes e consequentemente na adoção de recursos e capacidades ambientais. Neste sentido, no que diz respeito a eco-friendly export marketing strategy, a literatura refere que as empresas que exportam se tornam mais rapidamente amigas do ambiente do que as que atuam apenas em mercados nacionais, devido às diferentes exigências a nível ambiental dos países importadores. O presente estudo pretende investigar a relação entre a market-oriented environmental sustainability e os green export-related resources e capabilities. Avaliar o impacto que estes recursos e capacidades têm na eco-friendly export marketing strategy, assim como o efeito desta estratégia no desempenho das exportações é também um dos objetivos do presente estudo. Para testar o modelo conceptual foram utilizados dados correspondentes a 241 respostas a um questionário obtido através de empresas exportadoras portuguesas de manufatura. Os resultados obtidos, revelam uma influência positiva da market-oriented environmental sustainability sobre os green export-related resources e capabilities. As green export-related capabilities afetam positivamente a eco-friendly export marketing strategy, sendo que os green export-related resources não têm um efeito direto significativo sobre esta. A eco-friendly export marketing strategy tem uma influência positiva no export performance.


Trabalho final de Mestrado