Aluno: Catarina Abreu Dos Santos
Resumo
Com a tecnologia a introduzir-se no dia-a-dia de qualquer empresa e de qualquer consumidor, é imperativo que o mundo digital veio para permanecer. Para acompanhar a presença e o crescimento contínuo da tecnologia, as empresas precisam de se adaptar, os consumidores necessitam de aprender e enquanto hábitos antigos se perdem, novas formas de viver vão surgindo. A presente dissertação foca-se no estudo da utilização de aplicativos bancários (mobile banking apps) por parte dos consumidores em geral. O modelo conceptual proposto para este propósito estuda a influencia de determinadas variáveis no risco percebido do consumidor ao utilizar esta tecnologia, bem como na intenção de continuidade de utilização da mesma.
Para a estimação do modelo foram utilizadas 112 respostas válidas obtidas através de um inquérito online. Os resultados obtidos mostram que apenas a satisfação do consumidor apresenta uma influência positiva e significativa na intenção de continuidade de utilização de apps bancárias. O estudo mostrou ainda que variáveis como a utilidade percebida, a confiança e a qualidade apresentam um impacto positivo significativo na satisfação do consumidor. Foi possível verificar ainda que a qualidade percebida por parte do consumidor apresenta uma influência negativa no risco percebido. Ou seja, quanto maior for a qualidade percebida da App menor será a perceção de risco acerca da mesma. Por sua vez, o risco percebido mostrou ter um efeito negativo e significativo na confiança. Por fim, a perceção da facilidade de utilização de uma app bancária impacta positivamente e significativamente a utilidade percebida por parte do consumidor final.
Trabalho final de Mestrado