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Antecedentes das intenções de retorno e de recomendar dos turistas em relação a Portugal

Aluno: Mariana Gomes Dos Santos Fernandes Bonniz


Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um conjunto de antecedentes (imagem do destino, apego ao lugar, memória positiva, pleasant arousal) na intenção de retorno e na de recomendar dos turistas relativamente a Portugal. Para testar o modelo proposto foi desenvolvido um questionário direcionado a turistas que estavam a usufruir da sua viagem em Portugal, sendo o mesmo aplicado face a face. No total obtiveram-se 136 respostas. Os resultados do estudo mostram que a imagen cognitiva e imagem afetiva têm um efeito positivo na imagem geral do destino, e a imagem cognitiva também influencia positivamente a imagem afetiva. Para além disso, a imagem geral do destino tem impacto positivo na intenção de recomendar. O apego ao lugar tem um efeito positivo apenas na intenção de retorno e a memória positiva tem impacto positivo tanto na intenção de retorno como na intenção de recomendar. A variável pleasant arousal não apresenta efeito significativo nas intenções de retorno e de recomendar.


Trabalho final de Mestrado