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Qual o impacto da Reputação, Internacionalização e do Rácio Colaborador por Partner na Rendibilidade das Consultoras de Gestão?

Aluno: Mafalda Serra FÉ Acabado Oliveira


Resumo
O âmbito do presente estudo é analisar se a reputação, a internacionalização e o rácio colaborador por partner são fatores que determinam a rendibilidade das empresas de consultoria de gestão na Europa. Desta forma, é possível compreender melhor como podem estas empresas ser mais rentáveis. Assim, é efetuada uma análise estatística, para o período de 2008 a 2017, para a totalidade da amostra selecionada, que por sua vez é constituída por 230 empresas de 18 nacionalidades europeias diferentes. A medida de rendibilidade utilizada é o Return on Equity, medido através do resultado líquido sobre o capital próprio. Os resultados obtidos sugerem que uma reputação positiva das consultoras de gestão tem um efeito positivo na rendibilidade das mesmas. Adicionalmente, existe evidência estatística suficiente para suportar uma relação não linear, em forma de ?U?, entre o grau de internacionalização das empresas e a respetiva rendibilidade. Assim, para empresas que se encontram no estágio inicial de internacionalização, a expansão além-fronteira não beneficia a rendibilidade. No entanto, após atingirem um grau mais elevado de expansão internacional, as empresas começam a beneficiar desta estratégia, tornando-se mais rentáveis. Os resultados do presente trabalho não evidenciam suporte estatístico suficiente para a existência de uma relação positiva entre o rácio colaborador por partner e o Return on Equity.


Trabalho final de Mestrado