Aluno: Bruno Miguel Pires Bartolomeu
Resumo
O design thinking tem sido apresentado, em termos (inter)nacionais, como uma filosofia revolucionária, na medida em que centra o processo criativo e de resolução de problemas no ser humano, e conjuga com esta visão humanista uma vertente de gestão empresarial estratégica essencial no contexto económico atual. Tendo em conta a importância crescente deste processo, o presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) desenvolve um estudo de caso, exploratório, sobre a aplicabilidade da filosofia de design thinking no contexto nacional, e mais especificamente na empresa Novabase. Desta forma, a primeira parte deste TFM incide sobre a revisão da literatura da especialidade, num primeiro momento com incidência na caracterização, definição e evolução histórica do conceito de design thinking, para em seguida explorar as (des)vantagens, e potenciais riscos deste processo. Expomos ainda algumas metodologias de aplicação prática desta filosofia, e terminamos o segundo capítulo apresentando o caso de sucesso internacional da IDEO. Em termos metodológicos optamos por realizar um estudo de caso, de cariz exploratório, recorrendo à análise documental, e à análise de uma entrevista realizada, no âmbito deste TFM, ao atual ?Head of Business Design? da Novabase. A parte final deste TFM é dedicada à análise dos diversos elementos existentes (com especial incidência na entrevista), assim como à conclusão, onde sintetizamos as principais linhas orientadoras para a implementação de uma filosofia design thinking. Concluímos com limitações encontradas e recomendações para intervenções e estudos futuros.
Trabalho final de Mestrado