Search button

O Desenvolvimento de Modelos de Negócios Competitivos para os Mercados Internacionais: O Caso do Grupo Polisport SA

Aluno: Higor JosÉ Ferro Esteves


Resumo
As empresas portuguesas enfrentam no presente o desafio de ter de encontrar novos mercados internacionais, uma vez que os tradicionais mercados importadores têm-se mostrado insuficientes para garantir a sua sobrevivência. Neste contexto, há a crescente necessidade das PME portuguesas analisarem os seus modelos de negócio e desenvolverem estratégias que lhes permitam ter vantagens competitivas para os mercados de destino. Este estudo, exploratório e descritivo foi desenvolvido com o objectivo de identificar as estratégias que permitem que o grupo Polisport SA, uma PME portuguesa, desenvolva um modelo de negócio eficaz para o mercado internacional, tendo por base um estudo de caso único. Os resultados obtidos mostraram que o desenvolvimento de produtos/serviços inovadores a par de uma estratégia de comunicação global, são factores vitais para que uma PME portuguesa possa obter vantagens competitivas em outros mercados. Observou-se também com este estudo, que a estratégia de internacionalização da PME em Portugal tem início nas feiras internacionais de negócios, contactando com potenciais parceiros e clientes internacionais. A PME portuguesa investe nos mercados internacionais à medida que vai obtendo mais informações e experiências sobre esses mercados, complementando muitas vezes esta estratégica com o desenvolvimento de parcerias estratégicas locais.


Trabalho final de Mestrado