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Influência do Country-of-origin na Indústria Portuguesa de Moldes

Aluno: BÁrbara Siborro Alves


Resumo
A indústria de moldes é uma indústria core em Portugal que assume um posicionamento bastante favorável no mercado externo. Os moldes portugueses destacam-se pela forte aposta na inovação, na tecnologia e na competitividade ao nível da qualidade, dos preços e dos prazos de entrega. Nos últimos anos, com a proliferação da concorrência das diversas indústrias em todo o mundo, incluindo da indústria de moldes, tem-se vindo a assistir a uma maior diversidade e qualidade da oferta, tornando-se o processo de avaliação de produtos mais complexo e exigente para os consumidores. O Country-of-Origin representa um dos fatores que contribui para esta avaliação no sentido em que, a perceção existente sobre a imagem de um país, pode afetar diretamente a escolha de quem vai comprar e/ou consumir. O presente estudo visa a análise da influência do Country-of-Origin na indústria portuguesa dos moldes junto dos seus clientes. Pretende-se verificar como são percecionados os fornecedores portugueses de moldes e de que forma este aspeto contribui para uma maior força ao nível do valor da marca e da qualidade das relações B2B. Neste âmbito, propõe-se um modelo conceptual testado por via de 82 respostas de clientes de moldes portugueses. Para a recolha das respostas foi disponibilizado um questionário online, tendo o link sido enviado por e-mail aos clientes. Os resultados apurados permitem concluir que o país de origem influencia positivamente os construtos utilizados para definir a brand equity e a relationship quality quando aplicados à indústria portuguesa de moldes.


Trabalho final de Mestrado