Aluno: Carlos RogÉrio De Rezende Campos
Resumo
A recente evolução da tecnologia permitiu que uma enorme quantidade e variedade de dados ficassem disponíveis para as empresas a uma velocidade cada vez maior. Assim, as empresas passam a poder usufruir de mais informação para tomar decisões. Mas o Big Data, o Customer Relationship Manager (CRM) e os sistemas utilizados para trabalhar essas tecnologias, ainda são recentes e as empresas ainda procuram compreender de que forma é que os dados podem contribuir para reais ganhos de valor.
Dada a variedade dos dados, foi escolhida a profissão de Gestor de Produto para ser estudada pois este interage com várias áreas da empresa, sendo considerado um mini-CEO. Assim, a questão de investigação é ?De que forma é que o Big Data e o CRM influenciam a tomada de decisão do Gestor de Produto??, tendo este trabalho como objetivo compreender a importância que dois sistemas de dados, o Big Data e o CRM, têm para o Gestor de Produto e de que forma é que esses sistemas contribuem para as funções do mesmo. Para o efeito, foram realizadas entrevistas a peritos visando a compreensão do contexto da pesquisa e dos processos que estão a ser desenvolvidos.
Por fim, os principais resultados indicam a importância da utilização de sistemas de CRM e da utilização do Big Data pelas empresas. Os resultados evidenciam que os dados contribuem para uma tomada de decisão mais informada, permitindo assim o Gestor de Produto tomar melhores decisões.
Trabalho final de Mestrado