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Evolução das Lógicas de Comercialização de Marcas em Produtos Alimentares na Distribuição em Grandes Superfícies

Aluno: Ana Margarida Caramelo Duarte


Resumo
O presente trabalho centra-se no estudo do efeito e relações do binómio marcas/preço, no domínio da distribuição no mercado consumidor, dando especial enfoque à comercialização de produtos englobando alternativas de marca de fornecedores (MDF)/marca de distribuição (MDD), contexto em que se dará relevância às principais estratégias associadas à sua diferenciação. Para o efeito, serão estudados o posicionamento e as características chave da procura, bem como outros factores importantes ligados à evolução das quotas de mercado das MDF e MDD. As perturbações verificadas na distribuição das quotas de mercado e a alteração na procura no âmbito da distribuição dos produtos alimentares servem de ponto de partida para o estudo, salientando-se à partida que as alterações das quotas foram influenciadas por alterações de políticas das MDD e MDF, com impacto tanto na oferta disponível ao consumidor, como na expectável alteração do seu comportamento. Ao longo do trabalho de investigação pretende-se responder a três questões relacionadas com a dinâmica de consumo e oferta no retalho alimentar, indagando para o efeito: 1.Se existe correlação entre as MDD e as MDF, uma vez que os respectivos posicionamentos se influenciam mutuamente? 2.Se as alterações da economia global tiveram um grande impacto no mercado consumidor e consequentemente nas quotas de mercado das MDD e MDF? 3. Se, após a evolução positiva no mercado das MDD, é ou não importante avaliar se estas têm a capacidade de se transformarem em marcas de referência?


Trabalho final de Mestrado