Aluno: Bruno Filipe Rodrigues Nobre
Resumo
Fazemos parte de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, assistindo-se diariamente a múltiplas iniciativas por parte de empresas para se diferenciarem dos seus concorrentes.
Operações de concentração empresarial, como Fusões e Aquisições, são potenciais estratégias que se podem adotar nesse sentido. Como exemplo deste tipo de estratégia, surge a da SUMOL+COMPAL, a qual apresenta elevada representatividade no mercado e no sector de actividade.
Com este trabalho pretendemos analisar como se processa e qual o impacto deste tipo de estratégia, a nível das várias vertentes que a envolvem (acionistas, equipa de gestão, colaboradores, consumidores, entre outros); dando particular enfoque ao caso SUMOL+COMPAL.
Podemos concluir que a Fusão e Aquisição de que resultou a SUMOL+COMPAL foi um processo complexo e que implicou diversas e sucessivas reestruturações. No entanto, é visto como um caso de sucesso, que já conta com uma década de longevidade e em que a conjugação de culturas empresariais, produção de sinergias a nível de custos e de uma maior eficiência a nível de operações industriais, culminaram na criação de uma empresa com elevado potencial e que continua a demonstrar os seus resultados.
Trabalho final de Mestrado