Aluno: Guilherme Branquinho Crespo Teixeira Santos
Resumo
As empresas plataforma têm vindo a revolucionar a economia na era digital. O estudo do impacto da dimensão internacional na estratégia que as empresas plataforma utilizam para captar utilizadores para a sua plataforma visa clarificar os incentivos que as EP utilizam, bem como as dificuldades encontradas em novos países e quais as medidas que tomaram para ultrapassar as Liabilities of Outsidership.
A forma como uma EP incentiva os seus utilizadores a aderirem à plataforma, representa em muitos casos o fator de sucesso da empresa. Não é um desafio fácil para os empreendedores conseguirem uma adesão simultânea dos utilizadores. Sendo a internacionalização um fator necessário à sobrevivência das EP, as debilidades encontradas por estas empresas em mercados externos têm vindo a ganhar importância na literatura.
Neste estudo é feita a análise de dois estudos de caso de empresas plataforma portuguesas digitais. Procurou analisar-se quais os incentivos utilizados por estas empresas para captar utilizadores para a sua plataforma, bem como a forma que escolheram para rentabilizar a sua atividade. Este estudo demonstrou que a principal estratégia utilizada é a estratégia ?plantando?, na qual as EP constroem a plataforma de modo a atrair um dos grupos de utilizadores, que ao valorizar a plataforma adere a esta, trazendo mais tarde consigo outro grupo de utilizadores que queiram interagir com os primeiros. Por último, a dimensão internacional demonstrou não ter impacto nas estratégias utilizadas para atrair utilizadores em mercados estrangeiros, dado que no caso destas duas EP, a população ?loss-leader? corresponde à população internacional.
Trabalho final de Mestrado