Search button

Gestão de Tensões Coopetitivas no Sector do Turismo

Aluno: Beatriz Viana Andrez


Resumo
A crescente complexidade e volatilidade do mercado obriga as empresas a repensar as suas estratégias competitivas. A coopetição é uma estratégia que integra os conceitos de cooperação e competição, e que permite às empresas desenvolver novas perspetivas do mercado e aproveitar sinergias criadas a partir da partilha de conhecimento, recursos e competências. Tratando-se de uma aliança de cooperação entre concorrentes, emergem diversas tensões que são geridas pelas empresas no sentido de atingir objetivos comuns. A presente investigação tem como objetivo entender os diferentes tipos de tensões coopetitivas, assim como estudar as abordagens de gestão das mesmas. Este estudo propõe-se ainda a associar as diferentes tensões (motivadas por role-conflicts, comportamentos oportunistas, partilha e apropriação de conhecimento, ou dependência e poder) às abordagens de gestão (separação, integração ou combinação) identificadas no enquadramento teórico. Com base num estudo qualitativo de caráter exploratório, realizase um caso de estudo. Este é suportado por entrevistas semi-estruturadas, por via telefónica, a 5 microempresas de uma aliança estratégica múltipla do setor do turismo em Portugal. Esta dissertação permitiu concluir que a gestão de tensões é fundamental no contexto de coopetição. No contexto das microempresas, a integração parece ser o princípio mais adequada para conciliar estratégias de cooperação e competição. Além disso, acredita-se que a abordagem de gestão adotada pelas empresas pode ser motivada ou condicionada por diversos fatores, nomeadamente o tipo de tensão e, de forma mais evidente, as características do parceiro e do relacionamento desenvolvido.


Trabalho final de Mestrado