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INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS ONLINE NOS CONSUMIDORES DO SETOR DA RESTAURAÇÃO PARA A ESCOLHA DE UM RESTAURANTE

Aluno: LuÍs Filipe Ribeiro Martins


Resumo
Os social media apresentam uma tendência crescente e estão cada vez mais presentes no quotidiano. Através dos social media, são publicados e divulgados conteúdos gerados por utilizadores (UGC). Esses conteúdos exercem uma elevada influência no comportamento de compra do consumidor, nomeadamente no setor dos serviços, uma vez que a sua natureza experiencial e qualidade não podem ser determinadas antes do seu consumo. Sendo a restauração uma atividade económica do setor dos serviços, os gestores e profissionais tem de adaptar as suas estratégias de comunicação de modo a poderem beneficiar do UGC. O presente estudo tem como objetivo introduzir o UGC no contexto da restauração e analisar a sua influência na escolha de um restaurante. Os resultados do presente estudo evidenciam que o UGC tem um efeito positivo na perceção de credibilidade, utilidade e adequação ao risco, bem como que a utilidade percebida prediz a atitude do consumidor perante o UGC. Esta atitude irá instigar um efeito positivo na intenção de seleção de um restaurante. Os resultados foram obtidos através da análise estatística, em SPSS, dos questionários disponibilizados através da plataforma online Qualtrics. Para concluir, o UGC apresenta uma tendência crescente no contexto da restauração e como tal os gestores e profissionais de marketing precisam de compreender a influência do UGC, por forma a promover nos consumidores uma atitude mais positiva que, por sua vez, instigará o aumento da intenção de seleção do restaurante por parte dos consumidores.


Trabalho final de Mestrado