Aluno: Nuno Maria Sotomaior Guerra De Sousa Ferreira
Resumo
O outsourcing é um fenómeno complexo que não deve ser visto como uma simples questão de make or buy. Esta ignora as atividades e a sua coordenação, ignora a eventual perda de know how que pode dificultar a reversibilidade da decisão, ignora questões políticas e foca-se exclusivamente nas transações e nos custos de transação.
O presente estudo tem como objetivos tentar perceber quais os tipos de serviços que os hospitais externalizam; quais os riscos e benefícios associados à decisão de optar pelo outsoucing; qual será a decisão perante o aumento do IVA, internalizar ou manter o outsourcing; quais os benefícios e riscos inerentes a esta decisão e o impacto da mesma dentro da organização.
Com a elaboração deste estudo conseguiu-se perceber que o aumento do IVA teve influência nas decisões de outsourcing do Hospital de Braga, principalmente este último aumento de 21% para 23%, que entrou em vigor no ano de 2012, aliado ao agudizar da crise e à pressão de reduzir custos que estão inerentes às instituições de saúde. Verificou-se que apenas afetou as decisões relativas aos serviços não clínicos, tendo o Hospital internalizado funções menos específicas ao nível dos recursos humanos nos serviços de Vigilância e Segurança, Gestão de Resíduos Sólidos e Alimentação, tendo sido também internalizado todo o serviço de Limpeza, Higiene e Conforto. Com estas internalizações o Hospital teve a seguinte redução de custos: Limpeza e Recolha de resíduos-53%; Segurança-9%; Alimentação-6%.
Trabalho final de Mestrado