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BORDERLESS COMPANIES:THE ROLE OF ENTREPRENEURS AND NETWORK RELATIONSHIPS IN THE DEVELOPMENT OF GLOBAL VALUE SYSTEMS

Aluno: GonÇalo Eurico Almeida Martins


Resumo
Os estudos recentemente desenvolvidos em empreendedorismo internacional têm evidenciado uma necessidade de novas teorias capazes de explicar como determinadas borderless firms criam e desenvolvem riqueza através de uma configuração transfronteiriça de atividades na sua cadeia de valor. Com o intuito de ajudar a suprimir esta necessidade, este estudo pretende compreender como estas empresas são criadas e geridas, assim como analisar a influência da equipa fundadora e dos relacionamentos em rede para o desenvolvimento de abordagens sem fronteiras. A presente investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia qualitativa, com três estudos de caso de empresas portuguesas que, numa primeira análise, aparentam encaixar-se na classificação de borderless. A evidência empírica demonstrou que as borderless firms são principalmente resultado de processos de efetivação alavancados nos princípios de affordable loss, estratégias não-preditivas e numa abertura para estabelecer parcerias. As capacidades da equipa empreendedora, a experiência internacional, ambição e visão de negócios foram identificados como sendo fatores-chave que conduzem a configurações transfronteiriças. Por último, os relacionamentos em rede demonstraram ser elementos cruciais para a escolha do primeiro país onde as atividades da cadeia de valor foram desenvolvidas, sendo ativamente procurados como forma de reduzir o risco de entrada e alavancar recursos limitados.


Trabalho final de Mestrado